ICMS/SP: Pagamento à vista do IPVA 2026 para veículos com placa final 1 tem desconto de 3% até o dia 12
09/01/2026
A Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), está promovendo a atualização do sistema de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), com o objetivo de se adequar ao modelo nacional e oferecer mais eficiência aos contribuintes.
O anúncio foi feito durante evento realizado na tarde desta terça-feira (5), no Sebrae-PI, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI). A iniciativa contou com a presença da secretária executiva de Finanças, Noemi Rocha; da vice-presidente de Administração e Finanças do CRC-PI, Leonice Benício Costa; além de diversos profissionais da área contábil.
Os palestrantes foram Denner Nazar, representante da DSF empresa parceira do município e Vitor Soares, gerente executivo do ISS.
Segundo Denner, a atualização é necessária diante da defasagem tecnológica do sistema anterior. “O sistema utilizado hoje já está ultrapassado. Com a criação do repositório nacional e a definição do padrão para a Nota Fiscal Nacional, é fundamental que a ferramenta do município seja atualizada para se adequar aos novos layouts, nomenclaturas e exigências técnicas”, explicou.
A nova versão da plataforma traz uma interface mais moderna, intuitiva e voltada para facilitar a experiência do contribuinte. “A aplicação favorece a interação do usuário com o sistema, tornando mais simples e eficiente tanto a emissão da nota quanto o recolhimento do imposto”, destacou.
O evento também evidenciou o protagonismo de Teresina na implementação do novo modelo nacional. “Teresina, como capital, está promovendo este encontro justamente por tratar-se de um sistema de nota fiscal padronizado em nível nacional. Temos aqui representantes de municípios como Timon, Altos, Alto Longá, Parnaíba e Floriano, que poderão levar esse conhecimento para suas cidades. Isso contribui para a padronização e integração entre os entes municipais”, destacou Leonice Benício Costa.
De acordo com Vitor Soares, a reforma tributária estabelece uma linguagem fiscal única em todo o território nacional. “Estamos diante de um grande avanço. A padronização, obrigatória, por disposição legal a partir de 2026, e que Teresina busca, já antecipadamente, se adequar, visa facilitar tanto o trabalho dos entes públicos, que estarão em conformidade com as novas diretrizes, quanto o acesso dos contribuintes, que contarão com um modelo padronizado para emissão de documentos fiscais”, ressaltou.
Além de simplificar os procedimentos e garantir mais transparência, o novo modelo prevê a criação de um portal nacional, onde todos os documentos fiscais estarão disponíveis para consulta o que deve agilizar processos de fiscalização, controle e prestação de contas.
Com a atualização tecnológica do sistema e a capacitação dos profissionais da área contábil, Teresina reforça seu protagonismo no processo de transição fiscal, servindo de referência para outras cidades do Piauí e do país.
Fonte: SEMF/Teresina (Retirado do site IdealNews - TI-IDEAL)
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.